Dr. Mario Luis da Silva Pinto
Responsável Técnico
Especialista em Medicina do Trabalho
CRM: 6831 - RQE: 12096

(48) 3263-6163
(48) 3263-4352

Novidades

08/12/2014


QualifarSUS: Projeto qualifica farmacêuticos em Curitiba (PR)

A ação beneficiou mais de mil pacientes e identificou 3.687 novos diagnósticos de saúde

Promover a capacitação de farmacêuticos com práticas clínicas na realização de atendimento diferenciado e humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse foi o objetivo do projeto piloto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (PR). Por meio dessa iniciativa, o Ministério lança a série de cadernos “Cuidados Farmacêuticos na Atenção Básica”, publicação que servirá de base para o atendimento em todos os serviços de atenção básica do país. A publicação será apresentada durante o VII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica, que acontece entre os dias 08 e 10 de dezembro, no Hotel San Marco,em Brasília (DF).

A ação capacitou 45 profissionais, sendo 30 que atuam na Atenção Básica. A medida buscou promover orientação aos pacientes sobre uso de medicamentos e melhora do processo de adesão aos tratamentos ofertados.

Desenvolvido de abril a junho, o projeto piloto mostrou que, com o atendimento diferenciado, é possível que haja melhora nos níveis de utilização de remédios, evitando inclusive problemas de internação. Como resultado, o piloto alcançou o agendamento de 1.031 consultas por meio de realização de triagem e a identificação de novos 3.687 diagnósticos de saúde nos pacientes atendidos. Durante o processo, verificou-se ainda que 100% deles apresentaram problemas relacionados à farmacoterapia, como o efeito dos remédios no organismo dos pacientes.

Orientação para expansão – O projeto piloto de formação aos farmacêuticos resultou na elaboração de três cadernos temáticos intitulados “Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica”. O 1º caderno visa orientar a ampliação do serviço em qualquer município quetrata dosserviços farmacêuticos na atenção básica à saúde. O 2º capacita os profissionais para implantação dos serviços de clínica farmacêutica, já o 3º aborda o planejamento e implantação de serviços de cuidado farmacêutico na atenção básica à saúde: a experiência de Curitiba (PR).

O projeto contou com a coordenação da Assistência Farmacêutica Básica, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde. O trabalho foi financiado por meio do projeto Qualisus Rede – voltado para o desenvolvimento do SUS por meio das Redes de Atenção Básica (RAS) – que prevê a intervenção do Ministério da Saúde de forma articulada com os estados e municípios, com recursos e prazo definidos.

Fonte: saude.gov

portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/15945-qualifarsus-projeto-qualifica-farmaceuticos-em-curitiba-pr

VidaMed

segurança e
medicina do trabalho
Matriz
Rua Coronel Buchele, nº 101
Centro, Tijucas, SC
CEP: 88200-000
Fone: (48) 3263-6163
Outras unidades
 

Copyright © 2018 - Vidamed - Todos os direitos reservados.