Dr. Mario Luis da Silva Pinto
Responsável Técnico
Especialista em Medicina do Trabalho
CRM: 6831 - RQE: 12096

(48) 3263-6163
(48) 3263-4352

Informativos

Outubro de 2016

 

 

EXPERIÊNCIA. Desde 2000 Dr. Mário Luis da Silva é especializado em medicina do trabalho

Entre as profissões mais visadas pelos pais para seus filhos está a de médico. Por definição do dicionário medicina é o conjunto de conhecimentos relativos à manutenção da saúde, bem como à prevenção, tratamento e cura das doenças, traumatismo e afecções do corpo humano. A verdade é que sem esses profissionais a humanidade não evoluiria. O mundo precisava de pessoas de coração grande, que tivessem anseio de se dedicar em prol da saúde coletiva. Esses seres são heróis e dignos de muito reconhecimento como qualquer outro trabalhador.

Medicina exige vocação, é necessário acima de tudo ter conhecimento da enorme responsabilidade que a profissão impõe. Independente da especialidade em determinados momentos da carreira os médicos lidam com situações de vida ou morte e precisam tomar a atitude correta para salvar o paciente. Na segunda-feira (18) foi celebrado o Dia do Médico, nesta edição da série Profissões retrataremos uma medicina específica, que lida com as relações entre homens e mulheres, trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida.

A profissão de hoje é medicina do trabalho, uma atividade que tem sua ação orientada para a prevenção e a assistência do trabalhador vítima de acidente, doença ou de incapacidade relacionadas ao trabalho e, também, para a promoção da saúde, do bem estar e da produtividade dos trabalhadores, suas famílias e a comunidade. Qualquer empresa, por mais que de pequeno porte, necessita ter um médico especialista nessa área para atender seus funcionários.

De pai para filho
Inspirado em seu pai, Dr. Joaquim Pedro Vieira Pinto (in memorian), Mário Luis da Silva Pinto, natural de Nova Prata-RS, graduou-se em medicina na Universidade Católica de Pelotas-RS. Ele comenta que observava a pessoa integra, responsável e profissional que seu pai representava e desejou seguir os seus passos. Mário fez alguns testes vocacionais que indicaram o que ele tanto esperava. Entretanto, ele afirma que a certeza de que seria médico veio apenas enquanto cursava a faculdade.

“A medicina é algo que a pessoa deve se identificar no decorrer. Primeiro você se identifica, acha que gosta, mas somente cursando e praticando virá à certeza de que você está fazendo a coisa certa” enfatiza.

Depois de formado Dr. Mário passou a atuar em Tijucas no ano de 1995, oportunidade em que trabalhou como clínico no Hospital São José. Em 2000 ele fez especialização em medicina do trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e desde então trabalha exclusivamente nesta área. Segundo Mário Luis, a medicina do trabalho é uma especialidade basicamente preventiva, o seu objetivo é prevenir doenças que os trabalhadores possam adquirir na sua função. Ele comenta que é muito importante a relação do trabalhador com o seu local de trabalho.

No dia 1º de maio de 2003, Dr. Mário realizou um grande sonho ao se tornar sócio-fundador da Vidamed, localizada no Centro de Tijucas, na rua Coronel Buchelle, nº 101.

“Desenvolvemos uma consultoria especializada em medicina do trabalho realizando um atendimento diferenciado e atual. Nestes 13 anos expandimos e hoje atuamos também nos municípios de São João Batista e Itapema. Há dois anos iniciamos uma parceria sob minha coordenação em Brusque, no Hospital e Maternidade Brusque (Vidamed Brusque). Atendemos cerca de 1500 clientes/empresas”, comenta.

De acordo com o doutor a maioria dos trabalhadores que procuram o médico se queixam de dores nas costas. Ele relata que esse é um problema comum causado pelo esforço físico em excesso. Em virtude do mês de outubro, Mário Luis aproveita para destacar às mulheres a importância do exame preventivo.

“É fundamental realizar o exame de prevenção ao câncer de mama. Quanto mais cedo for identificado, maior será a possibilidade de cura. Hoje em dia o tratamento está muito avançado, a chance de cura é muito grande quando há identificação precoce”.

Dr. Mário afirma ser realizado com a sua profissão, o trabalho é constante e prazeroso, pois, ele exerce o que o torna feliz.

Fonte: Jornal Razão

jornalrazao.com/2016/materia/serie-especial-prevencao-tratamento-e-cura-na-medicina-do-trabalho-1392

VidaMed

segurança e
medicina do trabalho
Matriz
Rua Coronel Buchele, nº 101
Centro, Tijucas, SC
CEP: 88200-000
Fone: (48) 3263-6163
Outras unidades
 

Copyright © 2018 - Vidamed - Todos os direitos reservados.